Diante de tantas mudanças sociais, econômicas e tecnológicas ocorridas nas últimas décadas, não seria diferente com a evolução dos consumidores, sujeitos influenciadores. Isso mesmo, os consumidores mudaram de gostos, opiniões e preferências. Neste texto, você verá o motivo das mudanças e como atendê-los a partir desses novos preceitos.

Pra começo de conversa, vale a pena lembrar algumas características do consumidor “antigo”. Décadas atrás, quando a tecnologia ainda não havia chegado a nossas mãos, o consumidor, por carecer de informações, tinha poucos critérios para fazer uma avaliação concisa da qualidade de produtos e serviços, que, na maioria das vezes, ficavam a cargo de indicações de pessoas próximas que, por algum acaso, tinham um pouco mais de conhecimento. Alguns deles eram membros da própria família, que, possivelmente, já eram fiéis àquela marca.

Os “antigos” consumidores buscavam o benefício tangível dos produtos, que, de preferência, fossem duráveis e de baixo custo. E, por falar de preço, esse item era entendido como um indicativo de qualidade. Os consumidores também viam pequenas diferenças entre marcas e produtos concorrentes.

Pois é! Mas, o que houve de lá pra cá?

Por que essa transformação da água pro vinho? O que aconteceu nos últimos anos para tanta diferença?

A consciência! Eis uma palavra que tem muitos significados. Um deles é encontrado no dicionário Aulete, onde há a seguinte definição: “tributo que permite a uma pessoa a percepção, com certo grau de objetividade, do que se passa em torno de si (o mundo exterior) e dentro de si próprio (o mundo interior ou subjetivo)”.

Quando ocorre uma ampliação de consciência, a qual o indivíduo expande sua percepção de quem ele realmente é, suas necessidades, interesses, valores e propósito, é mais fácil identificar quais produtos e serviços mais se conectam com a sua essência, a parte mais íntima do ser humano. A partir de então, suas exigências passam a ser maiores, e suas escolhas deixam de ser influenciadas por quaisquer pessoas ou até inimagináveis necessidades.

Não há como duvidar de que os consumidores têm uma vasta gama de produtos, serviços e experiências a seu dispor. Todos os dias, eles são bombardeados por tudo quanto é tipo de informações e propagandas, que aparecem por onde passam – desde a saída do metrô às redes sociais. Sem dúvida, o poder de decisão do consumidor cresceu muitos nestes últimos anos, e tudo que se possa imaginar há disponível neste mercado gigantesco.

E é aí que entra um ponto interessante

E que muitas empresas já começaram a perceber. Consumidor não quer só consumir. Consumidor quer produtos e experiências que se conectem com os seus valores.

Isso significa também que consumidor deseja criar um vínculo profundo com as marcas que lhe atraem. É isso mesmo. Consumidores querem fazer parte, de alguma forma, do universo da marca, por confiarem e acreditarem nela.

Um exemplo é uma marca brasileira de cosméticos que, por ter o compromisso com o meio ambiente, não realiza testes em animais para as avaliações de seus produtos, investindo em novos procedimentos tecnológicos para atender a essas necessidades. Ao terem tais informações, muitos consumidores que apoiam a preservação do ambiente e a proteção aos animais sentem-se atraídos pelo posicionamento desta empresa e acabam se tornando clientes fiéis à marca.

Esse exemplo retrata bem o que acontece quando há um vínculo emocional, que vai além dos aspectos dos produtos e serviços. Esse vínculo serve para se conectar àquilo que mais é valorizado pelo cliente e deve tocar no coração.

Garantia estendida, pequenos brindes e outros mimos e agrados já não são suficientes para conquistar um cliente. As marcas devem ir além e proporcionar experiências memoráveis.

Muitos consumidores querem e buscam experiências, mesmo que para isso seja necessário desembolsar mais. A experiência é o que encanta o cliente, o que faz com que brilhe seus olhos, sendo a chamada “cereja do bolo”. Quando o cliente vivencia uma experiência encantadora, dificilmente se desvinculará da marca. Pelo ao contrário, será o propagador mais convicto da empresa.

Experiências fazem parte da rotina de sua empresa?

Se não, vale a pena repensar suas prioridades como líder e empreendedor. Pois é muito recompensador fidelizar clientes, atrair o público desejado e obter os resultados almejados. Mas sabemos que não é nada fácil traçar esse caminho.

Talvez você esteja se perguntando como é possível conseguir isso. Como é possível tratar o consumidor de forma individual, proporcionando uma experiência única? Há muitas formas criativas de proporcionar boas experiências.

A princípio, você deve pensar em qual ambiente o seu cliente está inserido, o que ele gosta de ler, estudar, assistir, quais são os seus interesses e objetivos. É importante também estar acessível ao cliente. Quais são os pontos de contato e interação que você tem com o seu cliente hoje? Você se sente engajado com ele? Há conteúdo personalizado produzidos por sua marca, adequados ao contexto na qual ela está inserido?

Muitas empresas perceberam a necessidade de proporcionar novas experiências aos seus clientes. E encontraram no Live Marketing – aquelas experiências únicas proporcionadas através de uma interlocução entre marcas e pessoas em feiras, congressos, ações nos pontos de venda, convenções, shows, workshops – a solução.

Muitas vezes, o Live Marketing se estrutura em uma experiência sensorial, que permite ter o contato direto com o cliente, frente a frente, provocando novas compreensões e diferenciais dos produtos e serviços oferecidos. Tais experiências ficam gravadas na mente e no coração do cliente, gerando maior engajamento e envolvimento emocional.

Essa é a mais nova estratégia que muitas empresas estão adotando para se diferenciarem no mercado. Afinal, quem não deseja sentir-se cuidado, verdadeiramente atendido, com a plena sensação de confiança de que seus desafios estão sendo considerados com a atenção devida? E apesar de ter uma vida bem agitada, cheia de problemas e dificuldades, saber que pode contar com pessoas de confiança que estão à sua disposição a qualquer momento? Todos querem e buscam experiências assim!

Mas, para isso, é preciso contar com boas pessoas em sua equipe. Aquelas que já têm o costume de tratar o cliente de forma especial. Talvez pense que isso seja quase impossível, ainda mais tratando-se de contratações temporárias. Pois bem, não é difícil. No Izy Job, você encontrará facilmente profissionais experientes que poderão apoiá-lo em suas ações de Live Marketing. Pessoas que combinem com a sua marca. Pessoas que façam acontecer as suas campanhas, ativações, promoções e eventos. Acesse o portal www.izyjob.com.br e encontre as melhores pessoas!

Tenha uma empresa que seja reconhecida pelo que faz, pelos bons produtos e serviços oferecidos, pelo ótimo atendimento, pelos seus diferenciais surpreendentes, pelos valores adotados e praticados por todos que ali trabalham, pela filosofia, pela cultura, e, principalmente, pelas experiências que impactam vidas!

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