Já se foi o tempo em que os negócios eram vistos como simples transações mercantis, objetivas, envolvendo a troca de produtos e serviços por um valor monetário visando ao lucro.

Hoje se sabe que as emoções são responsáveis por maior parte da decisão de compra. Que fatores podem, então, contribuir para intensificar as conexões emocionais com os clientes e, com isso, o engajamento deles com sua marca?

Este é exatamente o objetivo do Live Marketing. Criar ações, campanhas e eventos que proporcionem ao público uma experiência e proximidade com a marca para atingir o engajamento, ou seja, o maior nível de interação, capaz de gerar a divulgação espontânea da marca por parte do cliente.

Isso acontece, em primeiro lugar, a partir da compreensão das buscas dos clientes e da conexão com elas.

Cada vez mais exigentes

Os clientes buscam ser ouvidos, compreendidos e valorizados.

Já não aguentam mais serem tratados como um par de bolsos, como se estivessem em função de corresponder ao desejo de lucro de empresas que tentam empurrar-lhes de qualquer forma produtos e serviços que não lhes interessam.

Ao contrário, dão muita atenção e se deixam encantar por aquelas que os fazem sentir-se únicos, ofertam-lhe soluções para seus problemas e realização de seus sonhos, de formas inusitadas e que parecem ter sido feitas sob medida para eles, porque quem os proporcionou foi capaz de se aproximar com interesse genuíno e atenção à sua realidade.

Imagine a degustação

De uma linha nova de pães para canapés em um supermercado situado numa área empresarial de São Paulo.

Pode ser apenas uma ação promocional que chame atenção de alguns e outros passem batido, afinal, “é só pão”! Agora imagine que as promotoras contratadas gostem e tenham o costume de cozinhar, e entre elas haja até algumas cozinheiras profissionais, ajudantes de cozinha ou mesmo chefs e técnicas em nutrição.

Que tenham sido preparadas no treinamento para se aproximar gentilmente dos clientes com perguntas relativas às confraternizações na empresa ou com parentes e amigos.

Saber do que precisam nessas situações em que precisam participar com algo, se buscam mais a opção saudável, a praticidade ou a rapidez no preparo, e a partir daí oferecer a degustação.

E não apenas isso, mas com folhetos que, além do pão, traga dicas de receitas de canapés saudáveis, práticos ou rápidos – o que corresponder mais àquele cliente.

Esta experiência “muito além” do produto é o que as boas ações de Live Marketing proporcionam. E por isso criam engajamento.

Você já pode pensar, por fim, neste cliente contando para os outros convidados onde aprendeu a receita e até tirando foto dela ou mesmo repassando a receita do folheto com a marca.

Os clientes querem encontrar sentido e significado nas experiências

Que lhes são proporcionadas pelas marcas. Para gerar uma conexão, é preciso conhecer muito bem quem é e como é o seu cliente, quais os pontos de identificação com a sua marca.

E criar ações de acordo com isso. Se jovialidade, espírito aventureiro, estilo off road são características dele, eventos como enduros ou campeonatos de skate podem entusiasmá-lo.

Se ele é alguém que se preocupa com vida saudável, preservação do meio ambiente e meditação, o lançamento de seus produtos que usam embalagens retornáveis e são ambientalmente sustentáveis pode chamar a atenção.

E certamente ele vai perceber se você inovar, a partir da coerência e criatividade de não empregar materiais de divulgação que possam virar lixo.

O que gera engajamento

É, pois, o encontro com os sentimentos e valores das pessoas, muito mais do que com seus interesses racionais.

Essa identificação profunda é que gera as conexões emocionais capazes de fazer o cliente lembrar-se da experiência que a sua marca lhe proporcionou.

Claro que, quanto mais tudo isso que você quer transmitir estiver integrado no jeito de ser de sua equipe, fizer parte do dia a dia, do seu relacionamento com ela, mais vai fluir de forma espontânea para o cliente. Ninguém leva ninguém além do que vive.

Criar conexão também com a equipe, compreendendo suas buscas, ajudando a conectar com os objetivos da empresa e encontrar, assim, sentido e significado no que fazem, gerando identificação de sentimentos e valores é de especial relevância para criar um clima favorável a que, lá na ponta, a conexão com o cliente aconteça.

Talvez você esteja se perguntando: mas as ações de Live Marketing empregam, em sua maioria, colaboradores temporários.

Como fazer bons processos de recrutamento, seleção e treinamento, de forma a que, mesmo em pouco tempo, vivenciem também esta conexão emocional e possam gerá-la junto aos clientes?

De fato, na maneira tradicional de contratar para o Live Marketing, é quase impossível.

O tempo e os esforços que os recrutadores gastam até encontrar pessoas nos diversos sites de busca não específicos para a área, ler centenas de currículos padronizados, responder telefonemas e mensagens a várias pessoas que os procuram diariamente para pedir informações sobre vagas nas quais depois nem se enquadram, não permite que se dediquem mais a fundo a essa parte tão importante do processo, o engajamento.

Mas, e se você pudesse aproveitar a tecnologia a seu favor e conectar-se de maneira simples e fácil com os possíveis parceiros da sua ação de Live Marketing?

A boa notícia é que essa solução já existe! Nós imaginamos uma ferramenta inovadora, capaz de otimizar o trabalho de recrutadores e selecionadores, ajudando, por isso, você a focar-se no que realmente importa e gerar os melhores resultados. Por isso a criamos para você: o Izy Job.

O Izy Job é um aplicativo para os candidatos se cadastrarem e receberem suas oportunidades de jobs.

E você, agência ou empresa, poderá, pelo ambiente web, encontrar os candidatos para trabalhar em ações relacionadas ao Live Marketing.

Trata-se de um sistema fácil, intuitivo, que permite manter uma comunicação adequada entre quem precisa contratar e quem quer ser contratado, em diversas áreas, voltado especificamente para este setor.

Ele permite a você organizar seus processos de recrutamento e seleção de temporários, para as ações de Live Marketing, de maneira prática, eficiente e o melhor: com possibilidade de conectá-lo aos melhores profissionais do mercado.

Você pode criar vários filtros, colocando todas as características que julgar importantes para o perfil da ação, encontrando pessoas com maior possibilidade de conectar-se ao seu cliente e gerar engajamento dele com a marca.

Além disso, pode gerar automaticamente contratos de trabalho e cartas de apresentação para as lojas do varejo.

Quer criar engajamento em suas ações de Live Marketing? Comece com o passo certo! Acesse o portal www.izyjob.com.br e divulgue suas vagas. É fácil! É Izy Job!

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