Quem nunca ficou tenso ou ansioso em alguma situação da vida?

Ficamos tensos quando o assunto é estar frente a um desafio, ou diante da incerteza, não é mesmo? Vivemos isso em várias áreas e em diferentes momentos da vida! Não tem jeito! Mas a pergunta que não quer calar é: por que ficamos tensos e ansiosos em situações parecidas às quais já vivenciamos?

Vamos falar um pouco sobre a tensão ao sermos chamados para uma entrevista de emprego.

Alguns já participaram de várias entrevistas na vida, mesmo assim sempre dá o friozinho na barriga. Mas, já adianto que há maneiras de minimizar essa tensão!

A situação em si, da entrevista, já nos deixa tensos e ansiosos, neste momento não tem como ignorar o fato de sermos avaliados. Inclusive, há pessoas que nem dormem na noite anterior; já aconteceu com você? Ficamos pensando: o que eles perguntarão? Será que terei respostas adequadas? Será que vão gostar de mim? Será… Será?

Não existe fórmula mágica para nos acalmar. Seria muito bom se tivessem inventado um antídoto para não nos sentirmos tensos nesses momentos! Porém, há alguns passos importantes que você deve estabelecer para se preparar para uma entrevista de trabalho.

Primeiro:

Pense no que vai dizer e fazer. O que pode lhe ajudar é se preparar da forma como se sentir melhor, falando no espelho, (parece “mico”, mas não é!) pensando ou escrevendo suas experiências, habilidades e competências. Esse exercício parece bobo, mas lhe ajudará a lembrar mais facilmente de suas próprias informações na hora oportuna da entrevista, sem gaguejar ou “encher linguiça”.

Outro ponto importante ao se preparar, é pesquisar a empresa em que irá fazer a entrevista. Entre no site, veja o que a empresa faz e guarde algumas características interessantes que você se identifica! E pesquise também a vaga de trabalho que está participando, essa atitude simples vai lhe dar embasamento para responder questões na conversa. Muitos entrevistadores dizem que pega mal quando a resposta é negativa, ao questionar se candidato entrou no site da organização. É passado ao entrevistador uma ideia de desinteresse por parte do candidato. Não vale nem tentar dar aquela enganadinha, falando que olhou o site, pois o entrevistador perceberá logo se você entrou ou não.

Segundo:

Item a ser considerado: seja pontual. Chegar atrasado a uma entrevista revela muito sobre o candidato, e não adianta dar motivos, desculpas etc. Vale muito a pena se organizar antes do dia. Se a entrevista for pela manhã, deixe a roupa que usará na entrevista separada na noite anterior; pesquise antes o percurso e o tempo que você levará para chegar, calcule um tempo de margem para não se atrapalhar, caso aconteça algum imprevisto.

Chegar atrasado em uma entrevista agrava muito a tensão do candidato. E, vamos combinar, é totalmente possível se organizar para evitar essa gafe terrível, que só trará mais nervosismo e pontos negativos no início da entrevista.

Saiba que manter a calma fará diferença. Lembre-se que essa não é a última oportunidade de trabalho da sua vida. Caso não dê certo, não desanime! Use suas forças para procurar outra oportunidade!

Se você estiver pensando que não pode perder essa chance de forma alguma, por mais que almeje a vaga, você fará a entrevista com uma carga de tensão tão grande que poderá se atrapalhar. Você precisa é manter a calma e se preparar bem. Se tiver que ser sua essa oportunidade de trabalho, assim será! Se empodere disso e acredite!

Faça sua lição de casa direitinho e provavelmente você conseguirá o emprego que deseja.  Lembre-se de conectar suas experiências, habilidades e competências com as necessidades da empresa, as quais o entrevistador tem a responsabilidade de resolver por meio de sua contratação. Assim, você conseguirá mostrar ao entrevistador que é capaz de ser a solução almejada.

Você não conseguirá passar essa imagem positiva na entrevista se apenas estiver interessado em saber sobre os benefícios da vaga, o horário de trabalho, o salário, quanto cai no vale refeição, os possíveis planos de saúde e o período de férias.

Só falar de assuntos de interesse próprio e nem ao menos mencionar o “problema” que a empresa quer resolver, contratando uma pessoa para essa vaga, pode pegar muito mal. O importante é mostrar que você faz parte da solução com sua experiência e deseja, sinceramente, contribuir e crescer junto com a empresa! Mostrar que, de fato, pode contar com você, como um novo aliado.

Pode ser que alguém pense assim: “Ah! Mas isso é muito complicado, dá muita dor de cabeça! Esse é apenas um trabalho temporário!”. Pois bem, não se esqueça de que a partir desse trabalho temporário, outros poderão surgir; novas oportunidades poderão bater à sua porta se você fizer a “lição de casa” e der o seu melhor. Lembre-se do poderoso Live Marketing. Um mercado promissor, que promove ações em pontos de venda, campanhas, merchandising, ativações, degustação, reposições, eventos, feiras e uma infinidade de oportunidades. Assim que sair de um trabalho temporário, quem sabe já terá outro à sua espera?

Quando toma os cuidados mencionados para participar de uma entrevista, você se sente mais seguro, forte, sabendo o que quer e o que pode oferecer para contribuir! Concorda que assim você conseguirá diminuir drasticamente a tensão e a ansiedade na hora da entrevista? É claro que sim! Por outro lado, se você não se prepara, acaba caindo de paraquedas na entrevista, e aí não tem como negar, será mais uma tentativa frustrada e, ainda por cima, estressante.

Com a tensão sob controle, você conseguirá demonstrar mais envolvimento e interesse na conversa! Quando você demonstra isso, passa a ideia de estar disposto, animado com a possibilidade de ser contratado para a vaga. Estamos falando do “brilho nos olhos”, que é perceptível ao entrevistador. A tensão, o “frio na barriga”, a ansiedade, não vão deixar de acontecer! Somos humanos! Mas agora você já sabe como driblar essas sensações, ao se preparar e se empoderar. Use suas forças e habilidades para conquistar sua próxima oportunidade de trabalho temporário. No Izy Job, novo aplicativo, para Android, as vagas estão esperando por você. Baixe agora mesmo e cadastre-se!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui