Para começarmos a falar sobre maneiras de conectar-se com as novas oportunidades do mercado de trabalho, precisamos pensar no significado da palavra “conectar”.

Para você, o que é conectar ou estar conectado, com pessoas ou tecnologia? Qual é a primeira palavra que vem em sua mente? Não dá para fugirmos da ideia de unir, ligar, interligar, não é mesmo?

As conexões acontecem em toda a nossa vida e em todas as áreas, nos relacionamentos, e por que não dizer em todas as relações de trabalho que fazemos ao longo da nossa vida?

Pensando agora no Live Marketing – quer seja por meio de uma ação no ponto de venda, merchandising, degustação, promoção, reposição, eventos, campanhas – vemos também uma conexão, possível e necessária, entre você – o profissional – e o cliente. Isso ocorre independente do produto ou serviço oferecido e a maneira pela qual o cliente é abordado.

Lembre-se de que a proposta do Live Marketing é proporcionar ao cliente uma vivência diferente, uma experiência. Pois bem, seu papel é realizar essa conexão! Percebeu sua importância na proposta do Live Marketing? É você que será o protagonista nessa experiência encantadora para o cliente.

O mercado de trabalho muda constantemente, em alguns segmentos vemos que as mudanças são quase que frenéticas. Chega a ser assustador.

As empresas tentam, a todo custo, acompanhar essas mudanças. Cada vez mais, elas apostam e investem em comunicação com seus funcionários. Antigamente, víamos pessoas que faziam suas tarefas cotidianas no serviço sem saber os resultados que obtinham. Hoje, por outro lado, vemos empresas e gestores cada vez mais dispostos a compartilhar ideias com suas equipes no ambiente empresarial, abrindo espaço para a criatividade e novas propostas.

Há outras mudanças que vem acontecendo por aí. Mudanças nas jornadas de trabalho, flexibilidade de horários, lideranças que incentivam e inspiram pessoas ao invés do modelo do chefe que só dá ordem. Claro que ainda há empresas que tentam manter certo controle, sem se adequar a essa nova realidade.

Outra mudança visível é o modelo da contratação.

Antes, a forma de contratação mais usual era a do regime CLT; hoje, há outros tipos, como estágios, jovem aprendiz, terceirização, contratação temporária, home office ou trabalho remoto, autônomo, prestadores de serviços, entre outros. Isso gera maiores opções aos trabalhadores, opções essas que se enquadram nas necessidades e objetivos de quem procura cada formato específico de contratação.

Essas são algumas mudanças que vêm ocorrendo no mercado de trabalho, dentre outras tantas que você já vivencia. Mas, e você? Como se adaptou a novas mudanças ao buscar um trabalho? Como está procurando uma nova oportunidade de trabalho temporário? Está procurando da forma antiga, levando currículos em agências? Esse formato ainda existe? Ou, está buscando se conectar nesse mercado de trabalho tão dinâmico da forma certa? Pois bem, vamos então falar em dar o tiro certeiro!

Quero que preste bastante atenção às dicas valiosas abaixo, vamos lá!

A primeira dica é: fique atento ao seu marketing pessoal.

O marketing pessoal é, resumidamente, a forma como você se apresenta ou se “vende” ao outro quando surge uma oportunidade de trabalho. Essa é uma ferramenta poderosa para você se conectar ao mercado.

Uma segunda dica é: mantenha-se atualizado.

As informações estão à disposição de quem quiser! Digo aqui em se manter atualizado sobre o que acontece no mundo, ou seja, ter informações gerais sobre a política, a economia e a sociedade. Você deve também se manter atualizado na área em que trabalha, isso faz total diferença!

Não se esqueça de atualizar seu currículo. Ele é seu é o seu cartão de visita. E é ele que vai lhe colocar frente a frente com o recrutador da empresa que deseja trabalhar! Portanto, capriche ao produzir seu currículo.

Tome cuidado com erros de português ou de digitação. Há muitos currículos por aí cheios de erros ortográficos! É de arrepiar! Formate as informações de uma maneira clara e organizada, destacando suas qualificações e formação acadêmica. Pense em uma diagramação que facilite a leitura e a compreensão, mas sem “frufrus”.

Há candidatos que mandam o currículo com fontes tão pequenas que o recrutador só conseguiria ler com uma lupa! Outros mandam o currículo com letras enormes, que parece até que estão se apresentando com um megafone… Há outros que usam letras coloridas que atrapalham a leitura. Alguns não sabem o que colocar como objetivo no currículo, ou mandam com um objetivo que não tem conexão alguma com a vaga específica. Não ria! Isso é muito sério! Esses erros, relativamente pequenos, fazem o candidato perder grandes oportunidades de trabalho.

Outro fator fundamental é cultivar relacionamentos de trabalho, criando conexões, ou seja, fazer e alimentar o seu networking, que nada mais é do que estabelecer e cultivar uma rede de contatos. Vale lembrar que não adianta ter apenas familiares ou amigos nessa rede, estamos falando aqui sobre trabalho, então é necessário ter contatos de quem você já trabalhou ou de quem já sinalizou alguma oferta de emprego.

Um novo aplicativo, chamado Izy Job, lhe ajuda a se inserir numa imensa rede de contatos.

Nele, você pode manter seu perfil profissional sempre atualizado, também pode se conectar com outras pessoas. Ative a sua rede e entenda quais contatos podem lhe ajudar a se conectar com uma boa oportunidade de trabalho. Pelo Izy Job, profissionais e recrutadores têm o jeito certo de encontrar você, com a oferta adequada de vaga para trabalho temporário. Uma bela forma de conexão, não acha?

Uma outra forma de se conectar é participando de eventos de recrutamento.

Quanto mais você conversa com outras pessoas, mais chances você tem de encontrar a oportunidade que deseja! Olha a importância do marketing pessoal aparecendo aí novamente! #ficaadica!

Ah, para concluir, não posso deixar de abordar um ponto de cautela. Cuidado ao se apresentar nas redes sociais de forma geral. Tudo está sendo observado com muita atenção, não tenha dúvidas de que, quando um recrutador lê seu currículo, ele certamente verá suas redes sociais e como você se comporta na vida real. É ali que começa a primeira avaliação: a partir do que ele ver é o que o motivará, ou não, a dar continuidade de sua participação no processo seletivo. Agora, mãos à obra! Baixe agora mesmo o App Izy Job, para Android, e cadastre-se. É fácil! É Izy Job!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui